Fonte G1 Globo

Fundada em 1974, a Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (PR) surgiu da necessidade do desenvolvimento regional por meio do ensino superior. Em 2005, a transformação de Faculdade para UNIUV tornou possível ampliar a oferta de cursos de graduação na região sul do Paraná e Planalto Norte de Santa Catarina. Já são 49 anos de atuação no ensino superior com milhares de profissionais formados pela UNIUV. A inserção regional e o modelo de funcionamento tem sido o diferencial e a novidade. Servindo de referência a UNIUV atua com intensidade no tripé ensino, pesquisa e extensão.

Centro Universitário Municipal

Ampla infraestrutura em localização central

Sendo a mantenedora uma Fundação Pública Municipal o modelo está amparado pela constituição de 1988 e prova disso são outras IES espalhadas pelo Brasil no mesmo modelo. A UNIUV não tem dono e se mantém com a arrecadação oriunda dos serviços educacionais prestados e mensalidades, ou seja, tudo que é arrecadado, precisa ser investido em si própria, como por exemplo, todas as despesas de pessoal, como servidores e professores, bem como em infraestrutura e manutenção.

Estrutura de grande centro e qualidade de vida

Mais de 19 mil metros quadrados de área construída

Sediada em União da Vitória e com um polo na cidade vizinha de São Mateus do Sul (PR), a UNIUV possui mais 19.000 m2 de área construída que abrigam salas de aula, laboratórios de informática, de robótica, biblioteca, estúdios de rádio televisão, fotografia, um complexo esportivo que abriga a única quadra oficial de futsal em um raio de 200 km com academia completa, quatro clínicas odontológicas, dois centros cirúrgicos, laboratórios de anatomia, biologia, química, física, concreto, marcenaria e um restaurante. Há ainda estruturas de apoio como o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), que é uma parceria com a Receita Federal para o atendimento ao cidadão. A UNIUV também detém a responsabilidade administrativa e banca o restauro e reforma, em parceria com o governo do Estado do Paraná, do Cine Teatro Luz, imóvel protegido pelo Patrimônio Histórico, com capacidade para 700 pessoas. Tudo isso próximo e no centro da cidade, com a qualidade de vida do interior.

Cursos presenciais e semipresenciais

Novos cursos e mais facilidades para o acadêmico

UNIUV oferece atualmente ensino médio, técnico, cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presenciais e semipresenciais, atendendo as demandas do mercado, oferecendo flexibilidade, mensalidades acessíveis em diversas áreas.

Investimento no corpo docente

Ao longo dos anos a qualificação dos docentes tornou-se uma premissa da UNIUV que possui um programa de Capacitação Formal, promovendo a titulação stricto sensu. Atualmente, 55% do quadro de professores ativos são mestres ou doutores.

Pesquisa, extensão, cultura e internacionalização

Atividades de extensão, pesquisa e cultura na prática

A UNIUV participa ativamente da sociedade, cumprindo sua função de instituição de ensino superior por meio de projetos de pesquisa, extensão e cultura. Os programas integram a instituição e as escolas com projetos educacionais como a Recuperação de Computadores e reciclagem de material eletrônico; Reforma e readequação de ambientes nas escolas da região; Projetos de Higiene Bucal, Reciclagem de Óleo Vegetal, Equoterapia, Compostagem, Corridas de Rua, atendimento à comunidade no complexo esportivo e mais de 2 mil procedimentos odontológicos mensais. Pelo Escritório Modelo de Engenharia Civil e Arquitetura, os alunos aprendem na prática desenvolvendo projetos para entidades parceiras e filantrópicas. São muitas oportunidades para desenvolvimentos de pesquisas com bolsas e resultados apresentados no Encontro Anual de Produção Científica. Para integrar os acadêmicos, durante o ano, muitos eventos de abrangência regional como Jogos Intercursos, Projeto Rio Limpo (limpeza do rio Iguaçu), Set List Show (festival de Música). A UNIUV mantém convênios internacionais com universidades na Polônia e Estados Unidos para a realização de intercâmbios e cooperação científica.

Colégio Técnico de União da Vitória

O maior evento Geek da região é do COLTEC

UNIUV tem um compromisso com a educação e pensa no futuro das gerações vindouras. Assim, mantem em sua estrutura organizacional o funcionamento do Colégio Técnico de União da Vitória (COLTEC) em nível médio (1º ao 3º ano) e técnico (pós-médio). Matriculado, o estudante pode optar por fazer gratuitamente no contra turno os cursos de Informática. O COLTEC participa ativamente dos eventos da UNIUV e compartilha de toda a estrutura oferecida aos cursos de graduação.

Bolsas de estudos, estágios, financiamentos e facilidades

Sua autonomia e sua característica independente permitiu à UNIUV a criação de programas de incentivo aos estudantes por meio da pesquisa e da extensão com remuneração pelo desenvolvimento de projetos. Supervisionados pelos professores, os acadêmicos participam dos projetos de forma a ampliar seus conhecimentos na área de abrangência do trabalho ou estudo. A cada semestre são ofertadas novas vagas de estágio nos diversos setores da UNIUV, permitindo ao acadêmico e aos estudantes do ensino médio trabalhar de forma remunerada na instituição. Há o programa de bolsas em parceria com a Prefeitura de União da Vitória que pode conceder desconto de até 100% no valor das mensalidades. Os recursos para isso são oriundos do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) dos servidores da própria UNIUV. Em 2017 a instituição criou o programa “Parceladão” em que o acadêmico paga apenas 50% do valor da mensalidade enquanto estiver estudando e o restante depois que se formar. Isso tudo foi pensado e criado para e facilitar o acesso ao ensino superior em uma instituição pública.

Forma de ingresso

Inovando mais uma vez, a UNIUV criou um novo processo seletivo chamado START, em que o interessado redige uma carta de intenções sobre o que pretende em relação ao seu futuro e como pode contribuir para a profissão. O processo é simples e gratuito. A forma tradicional de vestibular deu lugar a um processo individual, de acordo com a disponibilidade do ingressante e atendimento personalizado. E o melhor, uma vez aprovado, a matrícula, que é a primeira mensalidade, pode ser parcelada em até 6 vezes.